Objetos de aprendizagem: um panorama da produção acadêmica nacional
Resumo
Os estudantes das novas gerações que frequentam as instituições escolares podem ser considerados nativos digitais, pois nasceram em uma era digital e desde a infância interagem com recursos tecnológicos variados. Nesta perspectiva, faz-se necessário buscar conhecimentos e estratégias pedagógicas para a incorporação de recursos tecnológicos, como os Objetos de Aprendizagem (OA) no contexto educacional. Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão de literatura, considerando dissertações e teses, sobre OA, com o intuito de identificar as principais temáticas abordadas nas produções, o status jurídico, o tipo e o ano de publicação. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, por meio do descritor “objetos de aprendizagem”. Com base nas produções acadêmicas encontradas, verificamos que entre os anos de 2003 e 2016 foram publicadas 168 teses e dissertações, que foram divididas em 27 categorias temáticas, sendo que as predominantes foram Engenharia de Software, Ensino de Matemática, Ensino Superior, Ensino de Física e Repositórios. Em relação ao nível de ensino, constatamos que a maioria das produções encontradas são dissertações de mestrado, e que o maior número de produções defendidas concentra-se nas instituições de ensino federais. Embora reconheçamos que são necessárias investigações sobre interface, usabilidade e linguagem de programação, defendemos que não basta termos recursos excepcionais do ponto de vista tecnológico, se os professores não forem capacitados para utilizar os mesmos, sendo que boa parte dos que atuam na educação básica não apresentam conhecimentos necessários para utilizar OA e demais tecnologias digitais de maneira intencional e produtiva.
Palavra-chave: Revisão de Literatura. Objetos de Aprendizagem. Produções Acadêmicas. Tecnologia Educacional.
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