Estudo do processo gráfico educativo e estético de crianças na periferia urbana de Marabá/PA

Autores

  • Alexandre Silva dos Santos Filho Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Resumo

Abrange os campos da educação, filosofia da arte e sociologia, com reflexão dirigida à educação em ambiente periférico. Tem com objetivo estudar o processo educativo estético da criança que de algum modo envolve-se com a violência no âmbito doméstico, escolar e/ou da periferia urbana na cidade de Marabá. Para tanto, reúnem-se autores de bases epistemológicas distintas como Hokheimer e Adorno (1985), Schiller (2002), Brandão (2007) e Lowenfeld (1977), Arheim (1980), Gombrich (1986), cuja intenção é propor, a partir da metodologia rizomática, uma consistência do conjunto das linhas de conhecimentos diversos, delineados para explicar a experiência de se mover por territórios de conhecimentos em incessantes descobertas; assim, cria-se uma rede de significações com base em um sistema acêntrico, envolvendo diferentes áreas epistemológicas, já que o problema é complexo e multidimensional. Resulta uma rede de conhecimentos, tais como: valorização da criança de periferia como produtora de uma cultura mediada pelo processo educativo nessa territorialidade; conceitos diversos de criança e infância; visibilização da arte infantil a partir de reflexão dos impactos empreendidos pelo nó de violência que a periferia condiciona; conhecimento do repertório cultural a partir da relação da criança com a ambiência e comunidade em que vive.      

Palavras-chave: Criança de Periferia. Processo Educativo na Periferia. Violência Infantil.

Biografia do Autor

Alexandre Silva dos Santos Filho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Graduado em Arquitetura, Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea e Doutor em Educação. Pós Doutorado em Artes Visuais. Coordena o Nucleo de Arte Educação e o Curso de Artes Visuais. É artista plástico, arte educação e pesquisador em ludicidade humana.

Downloads

Publicado

2018-05-16

Como Citar

DOS SANTOS FILHO, A. S. Estudo do processo gráfico educativo e estético de crianças na periferia urbana de Marabá/PA. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 360 - 393, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018360. Acesso em: 17 set. 2021.