Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche

Autores

  • Luciane Pandini-Simiano UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA- UNISUL
  • Clara Maria Silva UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI FIRENZE - UNIFI
  • Maria Carmen Silveira Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL- UFRGS

Resumo

O presente texto tem por tema o processo de documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche. Como recurso argumentativo, apresentam-se elementos de uma pesquisa de doutorado em educação, realizada na cidade de Pistóia, na Itália. Dentre os aspectos privilegiados, busca-se conhecer as documentações produzidas no contexto de quatro creches, suas diferentes formas, tipos e, sobretudo, os fios comuns e o entrelaçamento que compõe seu tecido narrativo. Como filtros de leitura, têm-se as proposições da pedagogia italiana, Malaguzzi (1999), Rinaldi (2012) em diálogo com a filosofia de Walter Benjamin. A proposição é que a documentação pedagógica é uma narrativa que oferece visibilidade e sustenta as experiências educativas na creche. Considerando suas diferentes formas e tipos, encontraram-se, nas documentações, dois fios comuns: uma imagem de criança ativa, com capacidade para crescer e se relacionar, e um contexto educativo potencialmente rico em experiência. O entrelaçamento dos fios acontece nas relações entre professores, crianças e suas famílias. No gesto de documentar há a produção de um tecido narrativo capaz de sustentar o encontro, as relações e as experiências no contexto educativo. Trata-se de uma aposta no processo de documentação pedagógica que demanda não apenas uma técnica, mas uma posição ética frente ao outro.

Palavras-chave: Creche. Documentação Pedagógica. Narrativa. Relações. Experiência.

Biografia do Autor

Luciane Pandini-Simiano, UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA- UNISUL

PROFESSORA PERMANENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO- UNISUL

Clara Maria Silva, UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI FIRENZE - UNIFI

PROFESSORA PERMANENTE DO DIPARTAMENTO DI SCIENZE FORMAZIONE E PSICOLOGIA

Maria Carmen Silveira Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL- UFRGS

 PROFESSORA PERMANENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO -UFRGS

Downloads

Publicado

2018-05-16

Como Citar

PANDINI-SIMIANO, L.; SILVA, C. M.; BARBOSA, M. C. S. Marcas de uma pedagogia tecida nas relações: documentação pedagógica como narrativa da experiência educativa na creche. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 40, p. 200 - 217, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018200. Acesso em: 27 jul. 2021.