Itinerários do Aluno Felte Bezerra entre Sergipe e Bahia na primeira metade do século XX

Autores

  • João Paulo Gama Oliveira Faculdade Maurício de Nassau
  • Eva Maria Siqueira Alves Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar os itinerários escolar e acadêmico de Felte Bezerra (1908-1990), um intelectual nascido em Sergipe, estado em que se concentrou a maior parte da sua vida e da sua vasta produção intelectual. Felte cursou o ensino secundário no Colégio Tobias Barreto em Sergipe e, logo depois, estudou Odontologia na Escola Anexa da Faculdade de Medicina na Bahia. Os registros das suas vivências estudantis foram vasculhados em diferentes arquivos privados e públicos, além das memórias registradas por ele em seus últimos anos de vida e entrevistas com familiares e ex-alunos. Os fundamentos teórico-metodológicos que embasam este estudo atendem aos conceitos de intelectual, itinerários e estruturas de sociabilidade compostas por redes e microclimas do autor francês Jean-François Sirinelli. Os seus percursos escolares desvelaram instituições educacionais, docentes, disciplinas e seus conteúdos, elementos cruciais para o entendimento da História da Educação Brasileira.

Palavras-chave: Bezerra, Felte, 1909-1990. Educação – Sergipe – História. Intelectuais – Sergipe.

Biografia do Autor

João Paulo Gama Oliveira, Faculdade Maurício de Nassau

Graduado em História, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor da Faculdade Maurício de Nassau e da Secretaria do Estado da Educação em Sergipe, como também editor da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e membro da Academia de Letras de Aracaju. Pesquisador da história dos intelectuais e da história do ensino superior.

Eva Maria Siqueira Alves, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação; Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe; líder do Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: história, ensino, aprendizagem (DEHEA/CNPq/UFS); Diretora do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense e Presidente do Conselho Municipal de Educação de Aracaju.

Downloads

Publicado

2018-02-20

Como Citar

OLIVEIRA, J. P. G.; ALVES, E. M. S. Itinerários do Aluno Felte Bezerra entre Sergipe e Bahia na primeira metade do século XX. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 216 - 242, 2018. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018216. Acesso em: 24 out. 2021.