Planear e avaliar na educação pré-escolar: a realidade portuguesa das últimas décadas

Autores

  • Maria João Cardona UDESC

Resumo

A grande evolução da educação pré-escolar em Portugal decorreu sobretudo depois da revolução de abril de 1974. Só em 1997 foram definidas as primeiras Orientações Curriculares pelo Ministério da Educação que foram revistas agora, em 2016, quase vinte anos depois. Neste texto será apresentada e analisada esta evolução, destacando os momentos mais relevantes que a marcaram. Será dado um realce particular às implicações desta evolução a nível da planificação e avaliação das práticas de trabalho. Pretende-se refletir sobre as principais ambiguidades e dificuldades sentidas pelas profissionais, apresentando testemunhos recolhidos no distrito de Santarém, onde trabalho como docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico deste distrito. Partindo do estudo da evolução histórica será feita uma análise da realidade atual e das principais necessidades de formação evidenciadas, num momento em que estão a ser divulgadas as novas Orientações Curriculares definidas pelo Ministério da Educação para a Educação pré-escolar.

Palavras-chave: Orientações Curriculares. Planear. Avaliar. Educação Pré-Escolar – Portugal.

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Publicado

2017-10-24

Como Citar

CARDONA, Maria João. Planear e avaliar na educação pré-escolar: a realidade portuguesa das últimas décadas. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 143–159, 2017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017143. Acesso em: 25 dez. 2024.