Professora Julia Wanderley: guardiã da memória iconográfica do Paraná
Resumo
Esta pesquisa ressalta a importância do acervo iconográfico da professora Julia Wanderley, referente à memória popular e educacional de Curitiba, destacada nas suas coleções de postais e fotografias. Coleções estas que apresentam uma fonte de investigação significativa sobre o período final do século XIX e inicial do XX no Paraná. Julia Wanderley foi pioneira no Paraná ao pedir permissão para frequentar a escola normal, obtendo permissão e tornando-a mista. Um dos atributos designados a esta personagem social, além de ‘professora exemplar’, ‘magnânima colecionadora’ é o de ‘guardiã da memória’ do Paraná. É possível afirmar que o enquadramento da memória referente a Julia Wanderley foi alimentado pelo extremado zelo que teve por suas compilações de fotografias e postais. A metodologia utilizada se valeu da investigação de um conjunto de imagens, compostas por fotografias, postais, recortes de jornais, de revistas e até de pedaços de tecidos colocados no Livro íntimo (Diário) da professora Julia. Para fundamentar essa análise, recorremos prioritariamente a autores como Aumont (1993), Barthes (1984), Le Goff (1996), Machado Júnior (2010), Lissovsky (1998) e Manguel (2001). Nas coleções da professora, sua organização e preocupação histórica se revelaram de maneira particular, pois elas denotam costumes e comportamentos que afirmavam um caráter social distinto e modelar que buscava certa hegemonia cultural. A coleção iconográfica da Professora Julia é muito solicitada, constituindo-se em significativas representações da sociedade paranaense. Essas imagens percebidas como fontes históricas nos instigam a ler uma totalidade de ideias que permeavam um período/tempo.
Palavras-chave: Julia Wanderley. Professoras. Paraná. História.Educação. Curitiba. Memória.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.