Memórias na sala de aula: análise de uma prática pedagógica na perspectiva do letramento literário

Autores

  • Ana Caroline de Almeida Doutoranda em Educação pela UFPE
  • Hércules Tôledo Côrrea Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar e analisar um trabalho de letramento literário, de leitura e produção textual, realizado com alunos do 3° ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual da cidade de São João del Rei, em Minas Gerais. Subsidiaram teoricamente a pesquisa estudos sobre a leitura e o letramento literários desenvolvidos nas últimas décadas, bem como sobre a produção textual na escola. A prática analisada mostra que foi feito um trabalho produtivo e eficaz com o livro de relatos de memória Histórias de avô e avó, de Arthur Nestrovski, mas que poderia ter avançado mais caso não houvesse certas limitações de formação e circunstâncias do trabalho docente.

Palavras-chave: Leitura – estudo e ensino. Letramento. Letramento literário. 

Biografia do Autor

Ana Caroline de Almeida, Doutoranda em Educação pela UFPE

Tem experiência na área de Educação e Letras. Doutoranda em Educação pela UFPE

Hércules Tôledo Côrrea, Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Ouro Preto

Downloads

Publicado

2017-07-21

Como Citar

DE ALMEIDA, A. C.; CÔRREA, H. T. Memórias na sala de aula: análise de uma prática pedagógica na perspectiva do letramento literário. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 108 - 130, 2017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017108. Acesso em: 27 jul. 2021.