A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo

Autores

  • Aline de Mello Sanfelici Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Fábio Luiz da Silva Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Resumo

O tema geral do ensaio é o processo de formação do leitor de literatura, especificamente visto a partir de como as relações entre a indústria cultural e a escola afetam, positiva e negativamente, a formação desse leitor. O objetivo é contribuir com o debate sobre formação de leitores a partir de reflexões críticas, elaboradas com o método de levantamento bibliográfico e sistematização de reflexões. Os resultados dessas considerações mostram que uma das principais preocupações dos educadores no processo escolar de formação do leitor diz respeito à seleção de produtos da indústria cultural para uso em sala de aula, já que tal indústria se mostra adultocêntrica e ideologicamente carregada, além de conceber o consumidor (no caso, o aluno) como objeto e não como sujeito.

Palavras-chave: Leitores; Formação de Leitores; Leitura Literária; Livros; Indústria Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Mello Sanfelici, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professora do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutora em Letras Inglês (UFSC) e pós-doutora em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR/CAPES). Atua nas áreas de Letras, Literatura e Ensino.

Fábio Luiz da Silva, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Possui doutorado em História pela UNESP/Assis (2007), mestrado em História pela Universidade Estadual de Londrina (2002), graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (1997) , graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (1990) e especialização em Filosofia pela UEL. Atualmente é professor da rede pública de ensino (Colégio de Aplicação Pedagógica/UEL) e da UNOPAR. Docente do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, da UNOPAR.

Downloads

Publicado

2017-04-27

Como Citar

DE MELLO SANFELICI, Aline; DA SILVA, Fábio Luiz. A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 273–284, 2017. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017273. Acesso em: 16 abr. 2024.