A formação do leitor literário na escola e a presença da indústria cultural no processo
Resumo
O tema geral do ensaio é o processo de formação do leitor de literatura, especificamente visto a partir de como as relações entre a indústria cultural e a escola afetam, positiva e negativamente, a formação desse leitor. O objetivo é contribuir com o debate sobre formação de leitores a partir de reflexões críticas, elaboradas com o método de levantamento bibliográfico e sistematização de reflexões. Os resultados dessas considerações mostram que uma das principais preocupações dos educadores no processo escolar de formação do leitor diz respeito à seleção de produtos da indústria cultural para uso em sala de aula, já que tal indústria se mostra adultocêntrica e ideologicamente carregada, além de conceber o consumidor (no caso, o aluno) como objeto e não como sujeito.
Palavras-chave: Leitores; Formação de Leitores; Leitura Literária; Livros; Indústria Cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.