Controlar e disciplinar a vida escolar: a ação da inspetoria da instrução pública no Maranhão (1844-1889)
Resumo
Neste trabalho trataremos da Inspetoria da Instrução Pública na Província do Maranhão. A Inspetoria foi criada em 1844 com a finalidade de controlar, disciplinar a vida escolar de professores e alunos e, ainda, definir as condições de organização e funcionamento das escolas e a seleção dos artefatos culturais (livros, móveis, cadernos, etc.) precisos para o ensino (público e particular) primário de discentes de ambos os sexos. Para tanto, abordaremos as formas de atuação deste órgão no período de 1844 a 1889. As fontes selecionadas para a escritura do texto serão: Relatórios dos Presidentes da Província e dos Inspetores da Instrução, Delegados Literários, legislação (leis, regulamentos) e as correspondências dos inspetores com as diversas autoridades da Província.
Palavras-chave: Ensino Primário – Maranhão; Educação – Maranhão – História; Inspeção Escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.