Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira

Autores

  • Jaime Cordeiro

Resumo

Tornou-se comum a crítica aos moldes em que se produziram os estudos em história da educação no Brasil, concentrados em demasia na história das ideias, na sua produção e circulação, por meio do privilégio dos textos oficiais e projetos de reforma e que teriam produzido uma representação idealizada dessa história. A produção mais recente, embora criticando os trabalhos anteriores, mantém a crença da existência, já no século XIX, de um campo educacional estruturado e autônomo, pelo qual circulariam ideias e projetos educativos. O que se objetiva neste texto é situar o livro O ensino público e o seu autor no contexto mais amplo do movimento social reformista que marcou as últimas décadas do século XIX, em resposta à crise do regime imperial. E, ao mesmo tempo, entender as formas de circulação dos modelos e ideias pedagógicas no século XIX, como parte importante dos projetos de reforma política no período.

Palavras-chave: Educação e Estado – Brasil; Educação – História – Brasil; Escolas Públicas – História – Século XIX.

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Publicado

2016-09-09

Como Citar

CORDEIRO, Jaime. Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 346–371, 2016. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016346. Acesso em: 19 nov. 2024.