Ensino de filosofia em perspectiva: contribuições de Nietzsche, Deleuze, Guattari e das diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná

Autores

  • Fábio Antonio GAbriel SEED PR
  • Ana Lúcia Pereira Baccon UEPG
  • José Carlos da Silva UENP- UEPG

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a análise dos resultados de pesquisa desenvolvida durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa relacionada ao ensino de Filosofia como experiência filosófica, pois acreditamos e defendemos a ideia de um ensino de Filosofia que não seja meramente enciclopédico. Assim, partindo do pressuposto de que Filosofia é criação de conceitos, buscamos investigar as contribuições de Nietzsche, de Deleuze e Guattari para o seu ensino, além das orientações principais contidas nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), analisamos as respostas de 116 professores de Filosofia do Paraná a um questionário preparado no Google Docs. Os resultados da pesquisa indicam que os professores da disciplina, de forma predominante, entendem a importância de compreender o ensino de Filosofia como experiência filosófica, permitindo ao estudante do Ensino Médio criar conceitos.

Palavras-chave: Filosofia; Estudo e Ensino; Paraná.

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Biografia do Autor

Fábio Antonio GAbriel, SEED PR

Fábio Antonio Gabriel, mestre em Em Educação pela UEPG, licenciado em Filosofia pela Faculdade Bagozzi, bolsista CAPES PIBID

Ana Lúcia Pereira Baccon, UEPG

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL). Professora do Departamento de Matemática e Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG.

José Carlos da Silva, UENP- UEPG

Doutor em Educação pela UNICAMP (2009), professor do Departamento de filosofia da UENP, pós-doutorando em educação pela UEPG

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Publicado

2016-05-30

Como Citar

GABRIEL, Fábio Antonio; BACCON, Ana Lúcia Pereira; DA SILVA, José Carlos. Ensino de filosofia em perspectiva: contribuições de Nietzsche, Deleuze, Guattari e das diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 216–240, 2016. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016216. Acesso em: 25 dez. 2024.