Um contexto de inclusão escolar de estudantes surdos em escola regular no sertão alagoano

Autores

  • Marily Oliveira Barbosa Universidade Federal de São Carlos; Universidade Federal de Alagoas
  • Anderson Francisco Vitorino Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Andreia Bezerra Dias Faculdade de São Vicente - Pão de Açúcar- AL

Resumo

A educação escolar vem passando por inúmeras transformações, principalmente no que diz respeito a ofertar ensino de qualidade para todos os estudantes. Um dos maiores desafios diz respeito à inclusão escolar de alunos com surdez na escola regular, visto que estes possuem a Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação prioritária, elencando da escola profissionais capacitados, bem com a figura do intérprete em seu cotidiano. Assim, tem-se por objetivo analisar o ponto de vista das professoras da sala de aula comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como dos estudantes surdos sobre o processo de inclusão escolar no sertão alagoano. A investigação realizou-se em escola regular sob enfoque da pesquisa qualitativa com utilização de entrevista semiestruturada e observação em diário de campo. Os participantes da pesquisa foram a professora da sala de aula, a professora do AEE e os alunos surdos. Os dados foram analisados com análise de conteúdo. Como resultado, constatou-se que a escola pesquisada não estava preparada para receber os alunos com surdez, visto que não possuía intérprete de Língua Brasileira de Sinais; a professora da sala regular destes alunos não possui conhecimento sobre a surdez e suas peculiaridades, contudo a professora do AEE utilizava e ensinava a Língua Brasileira de Sinais. Consideramos, assim, que para inclusão do aluno surdo é necessário que toda a comunidade escolar se mobilize no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais e que haja profissionais capacitados para oferecerem mais qualidade de ensino para estes alunos.

Palavras-chave: Educação Especial; Surdez; Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marily Oliveira Barbosa, Universidade Federal de São Carlos; Universidade Federal de Alagoas

DOUTORANDA em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), MESTRA em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ESPECIALISTA em Educação Especial Inclusiva pelo CESMAC, GRADUANDA em Pedagogia pela UFAL e GRADUADA do curso licenciatura em Educação Física pela UFAL. Ex-Bolsista de Iniciação Científica do CNPq e ex-bolsista do PIBID Pedagogia. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação - Educação Especial (NEPEDE-EEs). Experiência na área de Educação Inclusiva, com ênfase nos seguintes temas: Educação Especial/ inclusiva e Atendimento Educacional Especializado (AEE) voltado ao aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Docente na Faculdade de São Vicente (FASVIPA) nos cursos de Pedagogia e Educação Física Licenciatura e na faculdade IBESA no curso de Educação Física Licenciatura.

Anderson Francisco Vitorino, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professor Auxiliar de LIBRAS pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL - Campus Arapiraca. Especialista em Deficiência Mental e Auditiva pelo Instituto do Ensino Superior de Alagoas - IBESA (2010), graduado em Licenciatura em Letras LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010), cuja modalidade EaD, pólo: UFBA, e ainda, graduado em Turismo e Lazer pelo Instituto Federal de Alagoas - IFAL - Matriz (2005). Ministrei a disciplina LIBRAS/20h aulas, no Curso de Pós Graduação em nível de Especialização no Curso de Educação em Matemática, realizado pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC. Aprovado no PROLIBRAS - Proficiência para Tradução e Interpretação da LIBRAS/Língua Portuguesa - NIVEL SUPERIOR (2007), e ainda, PROLIBRAS - Proficiência no uso e no ensino da LIBRAS - NIVEL SUPERIOR (2008).

Andreia Bezerra Dias, Faculdade de São Vicente - Pão de Açúcar- AL

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de São Vicente localizada na cidade de Pão de Açúcar em Alagoas.

Professora de educação básica na cidade de Pão de Açúcar no povoado da Ilha do Ferro em Alagoas.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

BARBOSA, Marily Oliveira; VITORINO, Anderson Francisco; DIAS, Andreia Bezerra. Um contexto de inclusão escolar de estudantes surdos em escola regular no sertão alagoano. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 176–192, 2016. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016176. Acesso em: 18 abr. 2024.