Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual

Autores

  • Eliana Pereira Menezes UFSM
  • Sabrina Fernandes Castro UFSM

Resumo

A presente proposição resulta de nossas experiências (na condição de orientadoras) de ações de iniciação à docência efetivadas em escolas regulares por parte dos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e objetiva problematizar a atuação do professor de Educação Especial no contexto da escola regular frente ao aluno com deficiência intelectual. Ao considerarmos a conceituação de deficiência intelectual segundo a qual tal deficiência deve ser analisada a partir de cinco dimensões –habilidades intelectuais, comportamento adaptativo (habilidades conceituais, sociais e práticas de vida diária), participação, interações e papéis sociais, saúde (saúde física, saúde mental, etiologia) e contexto (ambientes, cultura) (AAMR, 2006), em interlocução com documentos oficiais que instituem as diretrizes para a Educação Especial na escola inclusiva, parece-nos produtivo analisar de que modo tais dimensões podem ser utilizadas como ferramentas para a efetivação de práticas no Atendimento Educacional Especializado que ultrapassem o espaço da sala de recursos multifuncional na escola. Tal discussão se faz possível especialmente em função da abordagem teórica sociointeracionista, à qual nos filiamos, e que indica que o sujeito com deficiência intelectual se constitui de forma significativa em função das trocas sociais que estabelece com o meio em que está inserido. Nesse sentido, entendemos que o Atendimento Educacional Especializado dos alunos com deficiência intelectual, na escola regular, deve estar pautado nos apoios necessários para que obtenham satisfatória inserção educacional e social.

Palavras-chave: Educação Especial; Deficiência Intelectual; Inclusão Escolar; Conceituação; Apoios.

Biografia do Autor

Eliana Pereira Menezes, UFSM

Prof.ª Adjunta do Departamento de Educação Especial/CE/UFSM.

Sabrina Fernandes Castro, UFSM

Prof.ª Adjunta do Departamento de Educação Especial/CE/UFSM.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

MENEZES, E. P.; CASTRO, S. F. Ações da Educação Especial no contexto da escola regular: problematizações sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 30 - 44, 2016. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016030. Acesso em: 24 jul. 2021.