Softwares de aprendizagem da leitura envolvendo a consciência fonológica: um olhar da fonoaudiologia

Autores

  • Tatiana Póvoa Naves Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Elise Mendes Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Luciana Pagan-Neves Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica com o objetivo de analisar o que as pesquisas revelam sobre o uso de softwares educacionais para estimular as habilidades da consciência fonológica na aquisição e desenvolvimento da leitura em escolares de series iniciais, a partir do olhar de uma fonoaudióloga. Foram selecionados cinco artigos para análise de sua estrutura e aplicação, sendo dois no idioma Português e três em outros idiomas. Estes artigos são descritos quanto aos sistemas informáticos, os objetivos das pesquisas, os fundamentos teóricos, as metodologias e os resultados dos estudos. Posteriormente, analisa-se os artigos em relação às habilidades da consciência fonológica estimuladas nos softwares. Por fim, dentre os cinco softwares apresentados nos artigos estudados, o software “Pedro no Parque de Diversões” é escolhido para ser analisado. Este software apresenta um suporte de multimídia bidimensional (em 2D) e integra recursos audiovisuais nas atividades de estimulação das habilidades da CF, verificando que os cenários são interativos e de fácil navegação. As atividades de consciência fonológica exploradas nos softwares devem ser beneficiadas por propostas pedagógicas e fonoaudiológicas a serem adotadas em atividades escolares.

Palavras-chave: Consciência Fonológica; Leitura; Fonoaudiologia e Software Educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Póvoa Naves, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Departamento de Educação e Tecnologia. Área afins Educação, Fonoaudiologia e Tecnologia.

Elise Mendes, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora e docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Luciana Pagan-Neves, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora e docente do Departamento de Medicina/Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

NAVES, Tatiana Póvoa; MENDES, Elise; PAGAN-NEVES, Luciana. Softwares de aprendizagem da leitura envolvendo a consciência fonológica: um olhar da fonoaudiologia. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 34, p. 299–322, 2016. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016299. Acesso em: 23 abr. 2024.