Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um "estado da arte" das pesquisas em História da Educação Matemática que tratam especificamente sobre geometria e desenho no ensino primário. Para tanto, norteou-se pelas seguintes questões: Como e onde se situa, na atualidade, o quadro de pesquisas envolvendo geometria e desenho no ensino primário? Quais abordagens ou conhecimentos são produzidos por essas pesquisas? Considerando o período de 2000 a 2014, fez-se um levantamento de estudos que tratam do tema em questão junto ao banco de teses e de dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a 12 sítios de Programas de Pós-Graduação e a 20 revistas nacionais na área da Educação Matemática, História da Educação e Educação. A partir dos dados encontrados, procuramos notificar a quantidade de pesquisas desenvolvidas, o local de produção e os sujeitos envolvidos. Por fim, percebemos que a pesquisa em História da Educação Matemática, tomando como foco a geometria e o desenho no ensino primário, é motivada pela compreensão histórica dos saberes escolares atuais e está associada a referenciais teóricos da Educação e da História.
Palavras-chave: Ensino primário; História da educação matemática; Ensino de Matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.