Políticas para o ensino médio: a criação do currículo no contexto escolar
Resumo
Neste artigo, apresentamos pesquisa realizada com docentes de duas escolas públicas de ensino médio, no Estado do Ceará, sobre os sentidos atribuídos à qualidade na educação a partir das ações do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Utilizamos como operador teórico o ciclo de políticas de Ball e Bowe (1998), apresentado e discutido a partir dos referenciais de Lopes (2006), Lopes e Macedo (2011), Ball e Mainardes (2011) e Mainardes (2006). Entendemos que as políticas educacionais são produções de significações curriculares desenvolvidas em múltiplos contextos, portanto, rompemos com a polarização dicotômica entre política e prática, buscando superar a compreensão da escola como local somente de resistência ou de implementação da política. Dessa maneira, os sentidos de qualidade constituídos, em última instância, pelos documentos do MEC, mesmo que aceitos pela escola, são reelaborados, traduzidos e ressignificados a partir da cultura escolar, tendo acepções diferentes em cada realidade, visto que são resultados de embates e disputas que envolvem múltiplos interesses da escola, da docência, da comunidade, dos órgãos diretivos, entre outros. As ressignificações efetivadas nas escolas, portanto, se diferenciam de acordo com o grau de reconhecimento, com a credibilidade da instituição e de sua relação com a comunidade escolar, com os órgãos diretivos do estado e com sua própria história.
Palavras-chave: Sentidos de qualidade; Tradução de políticas; Contexto da prática; Políticas educacionais.
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