A fotografia aplicada à geografia escolar: uma proposta pedagógica de Delgado de Carvalho
Resumo
O artigo analisa o uso da fotografia no ensino da Geografia a partir da perspectiva de Carlos Delgado de Carvalho. Desde os anos 1910, esse mestre de formação francesa, adepto das teorias de Ratzel, defendia que a Geografia era uma disciplina cívica, capaz de aproximar os brasileiros do ideal de nação. Para tal era necessário romper com os métodos de ensino de seu tempo, que se baseavam no verbalismo. Nesse sentido, defendia a disseminação de imagens fotográficas nas salas de aula era um recurso importante para apresentar os estudantes às regiões desconhecidas do país, contribuindo para integração nacional.
Palavras-chave: Geografia escolar; disciplina; fotografia, integração nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.