Modelo de integração dos dispositivos móveis na Educação Primária. Criação de uma Aplicação para a sua utilização educativa no quinto ano
Resumo
A aparição do tablet digital supôs uma grande evolução na hora de levar a cabo certas práticas na aula. Estas oferecem-nos inúmeras particularidades funcionais como pode ser a portabilidade, a conexão, a capacidade ou a simplicidade de utilização, convertendo-se num recurso educativo atraente. Sob este olhar, a experiência inovadora que se apresenta teve por objetivos: a) integrar no quinto ano da educação primária, a utilização de dispositivos móveis (SmartPhone e Tablet), como recursos para trabalhar determinados conteúdos curriculares, e, b) conhecer quais são as verdadeiras utilizações que este tipo de estudantes fazem destes dispositivos. Para isso, criou-se uma App com certos conteúdos específicos que foram utilizados como extensão dos conteúdos curriculares. O método de investigação foi o desenho experimental pré-teste - pós-teste. Como resultado, comprovou-se que, os estudantes do quinto ano de educação primária, não utilizam os dispositivos móveis com um uso educativo; mas, valoriza-se muito positivamente que a sua utilização, dentro e fora da aula, produza uma melhoria das competências das TIC neste tipo de alunos.
Palavras-chave: Mobile learning [aprendizagem móvel], App [Aplicação], Caso de estudo.
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