O currículo cultural da Educação Física: uma resposta aos dilemas da contemporaneidade

Autores

  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo

Resumo

Considerando a necessidade de oferecer respostas aos dilemas que afligem a sociedade atual, este artigo discute a importância da elaboração e implementação de um currículo que valorize a cultura corporal da comunidade e submeta o patrimônio de conhecimentos em circulação a uma análise crítica, desvelando as relações de poder que situam determinadas brincadeiras, danças, lutas, ginásticas e esportes como legítimos em detrimento de outros. Práticas como o funk, o rap, o skate, o parkour, o hip hop, o carrinho de rolimã, o baralho, o maculelê e a capoeira podem ser tematizadas na escola, tendo em vista a realização de uma ação educativa atenta à formação de identidades democráticas. Assim, ressalta-se o trabalho com a linguagem corporal como relevante ponto de partida para a compreensão da sociedade mais ampla. O que se pretende é, enfim, situar a instituição educativa como lócus da construção de uma postura aberta ao diálogo com as diferenças, aspecto cada vez mais relevante quando se considera a característica multicultural da contemporaneidade.

Palavras-chave: Educação Física – Estudo e Ensino; Currículo; Globalização; Neoliberalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

É licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Atualmente, é professor associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação e orientando pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio do CNPq. Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores, Estudos Culturais e Multiculturalismo.

Downloads

Publicado

2015-07-31

Como Citar

NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da Educação Física: uma resposta aos dilemas da contemporaneidade. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 276–304, 2015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015276. Acesso em: 29 mar. 2024.