Projeto Escola Cidade: o trabalho de enquadramento da memória nas práticas de militarização da infância (1931 – 1933)

Autores

  • Mariza da Gama Leite de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

 

Este estudo tem como foco a história do Instituto Ferreira Vianna no período de 1931 a 1933, quando foi implantado o projeto Escola Cidade na instituição. Há dois documentos que servem de fonte para a análise: um relatório do diretor da instituição à época, José Piragibe, para a Diretoria de Instrução Pública, e um livro de registro de ocorrências das inspetoras de disciplina, que revela os constrangimentos e rejeições pelos quais passaram os alunos dos diversos departamentos criados pelo projeto. As reflexões aqui levantadas permitem pensar sobre a elaboração do projeto civilizador republicano no interior da escola, que se refletiu nas práticas escolares voltadas para a militarização da infância, e nas experiências não reveladas pelos relatórios oficiais, buscando compreender como os sujeitos agem e pensam dentro de determinadas condições.

Palavras‐chave: Escola Técnica Estadual Ferreira Vianna (Rio de Janeiro, RJ); Infância; História; Educação (Rio de Janeiro, 1931 – 1933).

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Biografia do Autor

Mariza da Gama Leite de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela UFRJ; integra o grupo de pesquisa "Centro de Memória Ferreira Vianna: documentação, ensino e infância trabalhadora (1888 - 1942)", coordenado pela prof. Dra. Irma Rizzini. Professora substituta na Licenciatura em Pedagogia da UERJ.

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Publicado

2015-07-31

Como Citar

OLIVEIRA, Mariza da Gama Leite de. Projeto Escola Cidade: o trabalho de enquadramento da memória nas práticas de militarização da infância (1931 – 1933). Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 246–275, 2015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015246. Acesso em: 25 dez. 2024.