Educação e expressividade no pensamento estético de Theodor W. Adorno
Resumo
No âmbito de uma filosofia da educação, cabe-nos colocar uma questão: como pensar o conceito de educação na perspectiva da expressividade estética da arte? No presente artigo, propomo-nos a pensar a educação vinculada aos aspectos da crítica da razão instrumental, considerá-la, portanto, a partir de seus desdobramentos formativos. Este texto tem como objetivo problematizar a racionalidade da educação contemporânea, a partir de alguns aspectos fundamentais do pensamento estético de Theodor W. Adorno. O que significa possibilitar a capacidade de abertura e de sensibilidade da ação educativa para compreender os desafios apontados pelo sentido da expressividade estética na formação cultural contemporânea.
Palavras-chave: Educação; Formação cultural; Emancipação; Theodor W. Adorno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.