O discurso das políticas de educação especial na revista Nova Escola
Resumo
Neste trabalho, temos por objetivo analisar a disseminação das políticas de educação especial nas publicações da revista Nova Escola. Para tanto, selecionamos as publicações da revista de 1997 a 2012, que tratavam da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular. Após a seleção, tabulamos os artigos para iniciar a análise. A partir dos preceitos da análise de discurso, tendo por base Orlandi (2003), voltamo-nos para a disseminação do discurso político através do conteúdo textual e imagético das reportagens. Os resultados nos mostram que a revista Nova Escola tem feito a disseminação das políticas públicas de educação especial, expressando as mesmas lacunas que encontramos nas políticas inclusivas. E essas lacunas mostram-se numa inclusão que privilegia o estar na escola apenas para interagir, em detrimento da aprendizagem, secundarizando, assim, a ação pedagógica. Ao tratar da pessoa com deficiência, faz isso muitas vezes utilizando-se dos estereótipos relacionados à deficiência como os de vítima e herói. A inclusão é disseminada como um benefício que é dado para esses indivíduos e não como um direito propriamente dito.
Palavras-chave: Políticas públicas; Necessidades educacionais especiais; Revista Nova Escola; Análise do discurso.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.