Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural

Autores

  • Larissy Alves Cotonhoto
  • Sonia Lopes Victor

Resumo

Esta pesquisa busca discutir as práticas curriculares da SRM em interface com as práticas pedagógicas das salas de atividades na educação infantil. O objetivo foi analisar o AEE para crianças público-alvo da educação especial na escola comum como apoio pedagógico. Apoiamo-nos teoricamente em Vygotsky (1989, 1999, 2007 e 2010) e Sacristán (2000). Realizamos uma pesquisa-ação colaborativo-crítica e as análises foram feitas com base em leitura minuciosa e microscópica dos movimentos e redes que constituem o espaço escolar. Observamos a existência de um modelo de currículo único e com práticas pedagógicas fragmentadas e descontextualizadas, que engessam e descaracterizam os movimentos da escola inclusiva.

Palavras-chave: Currículos; Educação especial; Atendimento educacional especializado; Educação infantil.

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Publicado

2015-07-31

Como Citar

COTONHOTO, Larissy Alves; VICTOR, Sonia Lopes. Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 122–143, 2015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015122. Acesso em: 25 dez. 2024.