Sala de atividade e atendimento educacional especial na educação infantil: as práticas curriculares em interlocuções com a abordagem histórico-cultural
Resumo
Esta pesquisa busca discutir as práticas curriculares da SRM em interface com as práticas pedagógicas das salas de atividades na educação infantil. O objetivo foi analisar o AEE para crianças público-alvo da educação especial na escola comum como apoio pedagógico. Apoiamo-nos teoricamente em Vygotsky (1989, 1999, 2007 e 2010) e Sacristán (2000). Realizamos uma pesquisa-ação colaborativo-crítica e as análises foram feitas com base em leitura minuciosa e microscópica dos movimentos e redes que constituem o espaço escolar. Observamos a existência de um modelo de currículo único e com práticas pedagógicas fragmentadas e descontextualizadas, que engessam e descaracterizam os movimentos da escola inclusiva.
Palavras-chave: Currículos; Educação especial; Atendimento educacional especializado; Educação infantil.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.