Tensões entre conhecimentos comuns e específicos no processo de escolarização de alunos com deficiência no contexto da inclusão escolar
Resumo
O texto tem como objetivo problematizar alguns desafios existentes na oferta de atividades complementares ao processo de escolarização de estudantes com deficiência em processos de inclusão escolar. Discute a tensão existente na garantia do direito de apropriação do currículo comum e de conhecimentos considerados específicos, mas relevantes para o desenvolvimento do aluno e para o envolvimento nas atividades desenvolvidas na escola de ensino regular. Dialoga com diferentes teóricos da Educação e da Educação Especial e aponta alguns desafios que precisam ser superados para que não haja dicotomias e hierarquias entre conhecimentos comuns e específicos a serem apropriados por esses estudantes no contexto da Educação inclusiva. Para tal, conversa com discursos de professores em busca de sentidos instituintes de uma outra articulação com o conhecimento.
Palavras-chave: Educação especial; Currículo; Atendimento educacional especializado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.