De sociólogo e de louco todo mundo tem um pouco: ou porque a sociologia é a disciplina mais legal da escola
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723816302015235Resumo
Este breve ensaio elabora uma narrativa semi-fenomenológica sobre as possibilidades da sociologia como disciplina no ensino médio, interrogando o lugar e o sentido do artesanato intelectual. Ele é fruto das experiências acumuladas em salas de aula a partir dos diálogos com jovens que perguntam insistentemente sobre a legitimidade, a utilidade e a inteligibilidade do ensino escolar da sociologia. A proposta é insinuar metodologias com potencial de exigir a transformação do próprio saber sociológico, indicando percursos epistemológicos que não estejam ancorados na busca prepotente da "Verdade".
Palavras-chave: Sociologia – estudo e ensino; Ciências Sociais; Prática de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.