O livro didático de História como objeto material da cultura escolar: uma experiência a partir da Rede Salesiana de Escolas

Autores

  • Geane Kantovitz UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723816302015152

Resumo

Na busca por novas perspectivas envolvendo o material didático de História, este artigo apresenta parte do resultado da pesquisa de mestrado, o qual aborda a relação entre o livro didático de História do ensino médio e a sua organização curricular com a produção de uma cultura escolar específica da Rede Salesiana de Escolas (RSE). Em sua proposta pedagógica, a RSE compreende o livro didático como o principal produto da cultura escolar. Nesse sentido, procura-se direcionar a discussão concebendo a formação da RSE e suas normativas como integrantes do processo de formação e espaço de apropriação de conhecimentos e valores. Compreende-se o processo educacional sob o prisma da cultura sob a acepção de Julia (2001) e Forquin (1993). Aborda-se o livro didático e o currículo como produtos da cultura escolar considerando que as escolas são portadoras de individualidades e de culturas particulares, no entanto estão submetidas à padronização do ensino e da aprendizagem por meio da utilização do material didático como intercessor para a constituição de uma cultura escolar uniforme.

Palavras-chave: História; Estudo e ensino; Livros didáticos; Currículos; Rede Salesiana de Escolas.

Biografia do Autor

Geane Kantovitz, UFSC

Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000). Especialista em Projetos Interdisciplinares. Mestre na área de Educação na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE). Atualmente é pesquisadora na área da Educação e bolsista CAPES-FAPESC. Possui interesse em pesquisas relacionadas ao Ensino de História e à História da Educação. Está regularmente matriculada na turma de doutorado em Educação da UFSC, turma 2013, na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação. A pesquisa a ser desenvolvida na tese de doutorado é intitulada "O papel da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas na configuração das escolas primárias em Santa Catarina".

Downloads

Publicado

2015-04-10

Como Citar

KANTOVITZ, G. O livro didático de História como objeto material da cultura escolar: uma experiência a partir da Rede Salesiana de Escolas. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 30, p. 152 - 179, 2015. DOI: 10.5965/1984723816302015152. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015152. Acesso em: 23 jul. 2021.