O livro didático de História como objeto material da cultura escolar: uma experiência a partir da Rede Salesiana de Escolas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723816302015152Resumo
Na busca por novas perspectivas envolvendo o material didático de História, este artigo apresenta parte do resultado da pesquisa de mestrado, o qual aborda a relação entre o livro didático de História do ensino médio e a sua organização curricular com a produção de uma cultura escolar específica da Rede Salesiana de Escolas (RSE). Em sua proposta pedagógica, a RSE compreende o livro didático como o principal produto da cultura escolar. Nesse sentido, procura-se direcionar a discussão concebendo a formação da RSE e suas normativas como integrantes do processo de formação e espaço de apropriação de conhecimentos e valores. Compreende-se o processo educacional sob o prisma da cultura sob a acepção de Julia (2001) e Forquin (1993). Aborda-se o livro didático e o currículo como produtos da cultura escolar considerando que as escolas são portadoras de individualidades e de culturas particulares, no entanto estão submetidas à padronização do ensino e da aprendizagem por meio da utilização do material didático como intercessor para a constituição de uma cultura escolar uniforme.
Palavras-chave: História; Estudo e ensino; Livros didáticos; Currículos; Rede Salesiana de Escolas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.