As cartas de pedidos na correspondência do educador católico Alceu Amoroso Lima: 1928-1945
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723816302015104Resumo
Este artigo foi escrito com a finalidade de apresentar pedidos de um grupo de católicos - Alexandre Correia, Sebastião Leme, Gustavo Capanema, Leonardo Van Acker e Theobaldo Miranda Santos -presentes na correspondência do educador católico Alceu Amoroso Lima (1893-1983).Trata-se de abordar o aspecto “sociabilidade” que integra a trajetória de alguns intelectuais, que pode ser investigado nos conjunto de cartas encontrado. Essas missivas passaram por dois tipos de tratamento. O primeiro conjunto - de 25 cartas - se compõe de respostas de Gustavo Capanema, ministro da Educação de 1934 a 1945, a pedidos recebidos por Alceu Amoroso Lima e por ele encaminhados ao ministro. Buscamos analisar-lhes o conteúdo, essencialmente pedidos de ocupação de cargos públicos. Um segundo conjunto - de 15 cartas - é de pedidos feitos diretamente a Alceu Amoroso Lima. Devido à diversidade dos assuntos, foi preciso uma leitura mais específica de cada carta. A análise dos dois conjuntos permite afirmar que a correspondência foi fundamental para o estreitamento dos laços entre os intelectuais católicos e para o prosseguimento do projeto de ampliação do espaço de sua atuação na sociedade brasileira no período destacado - 1928 a 1945.
Palavras-chave: História da educação; História de intelectuais; Alceu Amoroso Lima.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.