O grupo escolar Antensina Santana: criação, denominação e a arquitetura escolar
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723816302015049Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a criação, a denominação e a arquitetura do grupo escolar Antensina Santana. O período delimitado deste estudo é o que ocorre entre 1925 e 1945. A primeira data abriu o caminho a uma nova forma escolar, à criação do grupo escolar e à construção de sua primeira sede e a segunda foi o momento em que o grupo escolar foi (re)inaugurado, passando a ter uma nova sede. Elegemos para o desenvolvimento deste estudo a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a análise projetiva. E os dados foram complementados por meio de uma entrevista com uma ex-aluna e ex-professora da escola. A entrevistada fez o curso primário na unidade de ensino entre 1930 e 1931 e foi professora na instituição entre 1950 e 1983. A criação do Grupo Escolar de Anápolis se insere no contexto de criação e expansão dos Grupos Escolares em Goiás, bem como no contexto de desenvolvimento econômico da cidade. No que se refere à denominação da escola, hoje na memória das pessoas da cidade, está presente o primeiro nome e o atual. Pouquíssimas pessoas se lembram que a unidade de ensino um dia foi denominada de “24 de Outubro”. A arquitetura do Grupo Escolar Antensina Santana, quando comparado aos grupos escolares feitos no resto do país, pode ser considerada como menos onerosa e monumental.
Palavras-chave: Grupo Escolar Antensina Santana (Anápolis, GO); Educação; Goiás; História; Edifícios escolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.