A “história material da escola” como fator de desenvolvimento da pesquisa histórico-educativa na Itália

Autores

  • Juri Meda

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723816302015007

Resumo

Este trabalho, dedicado a reflexões sobre a cultura material escolar, retoma autores - particularmente espanhóis e italianos - e textos ocupados do tema e busca localizá-los num contexto de produção que os potencializa, seja como ferramentas de apoio para os estudos da área, seja como contraponto para se avançar nas reflexões. O artigo se organiza em dois possíveis enfoques de uma categoria historiográfica tão complexa como a da cultura material da escola: o primeiro enfoque insiste, sobretudo, na parte exclusivamente material desta categoria, com o objetivo de definir as relações, por assim dizer, originárias com as práticas educativas reais realizadas em sala de aula; o segundo, no entanto, entende tal componente não tanto como o requisito prévio das práticas educativas em si, senão como o epílogo de um processo de produção originado precisamente pela crescente demanda educativa, que constitui o verdadeiro eixo da pesquisa.

Palavras-chave: Cultura material da escola; Etno-história da escola; Materiais didáticos; Consumo escolar. 

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Publicado

2015-04-10

Como Citar

MEDA, Juri. A “história material da escola” como fator de desenvolvimento da pesquisa histórico-educativa na Itália. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 30, p. 07–28, 2015. DOI: 10.5965/1984723816302015007. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015007. Acesso em: 25 dez. 2024.