A “história material da escola” como fator de desenvolvimento da pesquisa histórico-educativa na Itália
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723816302015007Resumo
Este trabalho, dedicado a reflexões sobre a cultura material escolar, retoma autores - particularmente espanhóis e italianos - e textos ocupados do tema e busca localizá-los num contexto de produção que os potencializa, seja como ferramentas de apoio para os estudos da área, seja como contraponto para se avançar nas reflexões. O artigo se organiza em dois possíveis enfoques de uma categoria historiográfica tão complexa como a da cultura material da escola: o primeiro enfoque insiste, sobretudo, na parte exclusivamente material desta categoria, com o objetivo de definir as relações, por assim dizer, originárias com as práticas educativas reais realizadas em sala de aula; o segundo, no entanto, entende tal componente não tanto como o requisito prévio das práticas educativas em si, senão como o epílogo de um processo de produção originado precisamente pela crescente demanda educativa, que constitui o verdadeiro eixo da pesquisa.
Palavras-chave: Cultura material da escola; Etno-história da escola; Materiais didáticos; Consumo escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.