Responsabilidade socioambiental como estratégia de subjetivação dos sujeitos do ensino superior

Autores

  • Mário Luiz Ferrari Nunes Faculdade de Educação - USP Centro Universitário Italo Brasileiro
  • Marcos Garcia Neira Faculdade de Educação da USP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723815292014463

Resumo

Em tempos de globalização, as políticas econômicas neoliberais tornaram-se hegemônicas e, com isso, sua ideologia. Por conseguinte, essa forma de pensar e organizar a sociedade espraiou-se pelo sistema educacional. O que se vê é a presença de discursos oriundos da cultura empresarial que transformam alunos e famílias em clientes, minimizam a ação do Estado nesse setor e atribuem aos indivíduos toda a responsabilidade pelos seus investimentos, resultados e pela proteção da vida, baseando-se na crença de que cada um poderá fazer a diferença num mundo de predadores. O presente artigo relata uma pesquisa que investigou os modos de subjetivação das políticas neoliberais presentes no interior de um curso de Licenciatura em Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior privada. Dentre as práticas localizadas, foi destacada a presença de ações e discursos que enaltecem aqueles que assumem uma posição de sujeito comprometida com a responsabilidade socioambiental. Ações que misturam intenções solidárias com interesses mercadológicos.

 

Palavras-chave: Ensino Superior – Educação Física (Ensino Superior); Currículo; Proteção Ambiental.

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Biografia do Autor

Mário Luiz Ferrari Nunes, Faculdade de Educação - USP Centro Universitário Italo Brasileiro

Doutor e Mestre em Educação FEUSP Graduado em Educação Física (FEFISA) Líder do grupo de pesquisas em Educação Física escolar CNPq/FEUSP Professor no Ensino Superior nos cursos de Pedagogia e Educação Física, atuou mais de 20 anos na educação básica

Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação da USP

Livre Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Doutor e Mestre em Educação. Professor associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Líder do grupo de pesquisas em Educação Física escolar - CNPq/FEUSP

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Publicado

2014-10-15

Como Citar

NUNES, Mário Luiz Ferrari; NEIRA, Marcos Garcia. Responsabilidade socioambiental como estratégia de subjetivação dos sujeitos do ensino superior. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 463–480, 2014. DOI: 10.5965/1984723815292014463. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815292014463. Acesso em: 25 dez. 2024.