Reflexões sobre o ensino a distância à luz da noção de contrato didático

Autores

  • Frederico Firmo de Souza Cruz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sonia Maria Correa Silva de Souza Cruz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo José Sena dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723815282014345

Resumo

Em virtude do crescimento do número de cursos de formação de professores a distância torna-se necessária uma maior investigação sobre esta modalidade. Neste trabalho refletimos sobre as novas relações didáticas estabelecidas utilizando a noção de Contrato Didático, apontamos diferenças entre os contratos estabelecidos nas modalidades: presencial e a distância, e levantamos questões para investigação. Esta reflexão foi feita a partir do modelo semipresencial adotado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em seus cursos. Entendemos que o aprofundamento dos pontos levantados neste trabalho pode auxiliar o desenvolvimento de novos materiais e metodologias para esta modalidade, independente do modelo adotado.

Downloads

Publicado

2014-06-23

Como Citar

de Souza Cruz, F. F., Cruz, S. M. C. S. de S., & Santos, P. J. S. dos. (2014). Reflexões sobre o ensino a distância à luz da noção de contrato didático. Revista Linhas, 15(28), 345-369. https://doi.org/10.5965/1984723815282014345