Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723815282014302Resumo
Este artigo tem como objetivo avaliar, com base em estudos da literatura especializada e em reflexões sobre práticas de sala de aula, os benefícios da utilização de jogos como material didático para o ensino de matemática. Analisa também a sua influência na resolução de problemas pedagógicos, como a indisciplina, a apatia, os obstáculos para a inclusão e a necessidade de superação da aprendizagem mecânica da matemática. São apresentados os resultados de uma pesquisa sobre a ocorrência de jogos em aulas de matemática. Nas atividades pedagógicas avaliadas, foram utilizados dois jogos: o jogo Contig e o jogo da onça e dos cachorros. Os resultados da utilização destes dois jogos são analisados, bem como as reações de alguns alunos que vivenciaram esta experiência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.