Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática

Autores

  • Katia Regina dos Santos da Apresentação IFSP-Caraguatatuba
  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira IFSP-Caraguatatuba

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723815282014302

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar, com base em estudos da literatura especializada e em reflexões sobre práticas de sala de aula, os benefícios da utilização de jogos como material didático para o ensino de matemática. Analisa também a sua influência na resolução de problemas pedagógicos, como a indisciplina, a apatia, os obstáculos para a inclusão e a necessidade de superação da aprendizagem mecânica da matemática. São apresentados os resultados de uma pesquisa sobre a ocorrência de jogos em aulas de matemática. Nas atividades pedagógicas avaliadas, foram utilizados dois jogos: o jogo Contig e o jogo da onça e dos cachorros. Os resultados da utilização destes dois jogos são analisados, bem como as reações de alguns alunos que vivenciaram esta experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Regina dos Santos da Apresentação, IFSP-Caraguatatuba

Aluna do curso de Licenciatura em Matemática do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, IFSP-Caraguatatuba

Professor Doutor em Física pela USP e Docente do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo

Downloads

Publicado

2014-06-23

Como Citar

APRESENTAÇÃO, Katia Regina dos Santos da; TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza. Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 302–323, 2014. DOI: 10.5965/1984723815282014302. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014302. Acesso em: 13 nov. 2024.