A contribuição do acervo de memória oral do ecirs/ucs para a história da educação

Autores

  • Jordana Wruck Timm Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lúcio Kreutz Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723815282014200

Resumo

O presente texto tem por objetivo falar sobre um acervo importante da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Trata-se de um projeto denominado Elementos Culturais das Antigas Colônias Italianas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Ecirs). Pretende-se, também, salientar a contribuição do Ecirs nas pesquisas em História da Educação, no que compete ao processo de escolarização na Região Colonial Italiana (RCI). Nele são apresentadas as pesquisas originárias de entrevistas realizadas pelo projeto Ecirs, que compõem o seu acervo. O método baseia-se, sobretudo, na história oral, esclarecido e embasado nas teorias de Alberti (2004, 2005), Amado e Ferreira (2006) e Vidal (1998). Conclui-se que o acervo de memória oral do Ecirs trouxe grandes resultados para a história da educação. Dele, destacam-se as entrevistas referentes à escolarização de imigrantes italianos, residentes ou que lecionaram na RCI, que serviram de base e inspiração a muitos pesquisadores.

 

Palavras-chave: Ecirs/UCS; Acervo de memória oral; História da Educação.

Biografia do Autor

Jordana Wruck Timm, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Psicopedagoga. Pedagoga. E-mail: jordanawruck@hotmail.com

Lúcio Kreutz, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor titular no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

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Publicado

2014-06-23

Como Citar

TIMM, J. W.; KREUTZ, L. A contribuição do acervo de memória oral do ecirs/ucs para a história da educação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 200-222, 2014. DOI: 10.5965/1984723815282014200. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014200. Acesso em: 27 jul. 2021.