História da educação, instituições escolares, fontes e pesquisa em arquivos na região oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723815282014175Resumo
Este texto discute a pesquisa em arquivos na região oeste do Paraná e a questão das fontes históricas para a investigação sobre as instituições escolares. Nas últimas décadas, ampliou-se a discussão sobre a conservação das fontes para o conhecimento do patrimônio cultural e histórico; todavia, os pesquisadores ainda encontram dificuldades, especialmente relacionadas ao acesso e à conservação dos documentos. No caso do oeste paranaense, embora se trate de uma região de colonização recente - década de 1940 -, quando comparada ao restante do estado do Paraná, a situação das fontes é precária e descuidada. São poucos os arquivos que acondicionam documentos para preservação da memória coletiva. Os acervos das instituições escolares exercem importante papel no processo de levantamento, catalogação e acondicionamento de documentos que constituem fontes para pesquisa sobre a história da educação da região. Com relação à pesquisa sobre instituições escolares, é preciso conhecer os arquivos públicos e privados. Dentre os principais, listamos os que podem servir para a reconstituição da escolarização e da história da educação da região.
Palavras-chave: Educação; História da educação; Instituições escolares; Oeste paranaense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.