Acervos escolares e história das instituições educacionais: o caso da Escola Estadual General Osório/RS
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723815282014154Resumo
Um dos temas atuais na pesquisa em História da Educação refere-se aos acervos escolares, por constituírem espaços de preservação da memória e da identidade das instituições educacionais. Destaca-se, ainda, que tais acervos viabilizam o acesso a uma série de fontes de pesquisa para quem se dedicaà investigação historiográfica sobre a temática educacional. Para tal fim, iniciou-se em 2012 o mapeamento dos acervos escolares da cidade de Osório-RS. O município conta com quatro escolas em funcionamento há mais de três décadas: Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório; Escola Estadual de Educação Básica Prudente de Moraes; Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes e Escola Estadual Cônego Pedro Jacobs. Neste mesmo ano, todo o acervo fotográfico da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório foi digitalizado. Em 2013, deu-se continuidade ao projeto iniciado no ano anterior, efetuando-se sua organização e catalogação. A importância de preservar os acervos escolares da cidade de Osório reside notadamente no fato de haverem sido realizados poucos estudos sobre a história da maior parte dessas instituições ou sobre as práticas escolares domunicípio. Deve-se ter em conta, ainda, que tal organização viabilizará o acesso de pesquisadores a esses arquivos.
Palavras-chave: Acervos; História das Instituições Educacionais; Fotografias; Documentos.
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