Pela preservação da memória e do patrimônio educacional militar: a criação do Centro de Memória do Ensino Militar na Universidade da Força Aérea
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723815282014127Resumo
Este artigo tem como objetivo relatar o processo de implantação do Centro de Memória do Ensino Militar da Universidade da Força Aérea (CME/UNIFA) e seus desafios. Ele foi criado, inicialmente, com a finalidade de preservar o patrimônio escolar da Aeronáutica, de modo a aproveitar esses saberes, perdidos no tempo, para a compreensão e a melhoria das práticas educacionais do presente. Todavia, como muitos dos documentos relevantes sobre a história dessa Instituição, bem como do Exército e da Marinha do Brasil, estivessem sendo descartados, além dos relacionados ao ensino militar nessas três Forças, o Centro tornou-se um lugar de preservação de fontes documentais relativas à história militar e à história do ensino militar, em geral.
Palavras-chave: Patrimônio escolar; Centro de documentação escolar; Memória da educação; História da educação militar; História militar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.