Liturgia da memória escolar Memorial do Deutscher Hilfsverein ao Colégio Farroupilha (2002)
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723815282014049Resumo
Toda escola tem histórias e toda história está cercada de memórias. Assim, as instituições escolares têm grande importância na construção social dessas memórias e revelam traços de tempos passados. Tempos e espaços dos quais as culturas escolares são preciosos e significativos testemunhos para a construção da sua própria história e para a constituição identitária de alunos e professores. No campo da História da Educação, há um empenho muito grande de organização de espaços museológicos para a preservação do patrimônio histórico-educativo, fundamental para a análise da historicidade de práticas escolares, através de distintos dispositivos que nos permitem narrar o cotidiano das escolas, revelar concepções educacionais e geracionais de um determinado tempo e lugar. O estudo analisa a implantação e a organização do acervo escolar do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS, o Memorial Do Deutscher Hilfsverein, criado em 5 de junho de 2002. A necessidade de preservar e divulgar a história da mantenedora, a Associação Beneficente Educacional (ABE), fundada em 1858, e da Knabenschule des Deutschen Hilfsvereins, escola para meninos criada em 1886, foi o mote de sua estruturação. O memorial é um espaço museológico, pedagógico e de pesquisa, que possibilita uma variedade de temas e objetos para analisar a trajetória de uma instituição de mais de 150 anos, configurando-se como um patrimônio cultural escolar exemplar e emblemático da história da educação da cidade de Porto Alegre e do estado do Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Memória; Museu escolar; Cultura escolar; Pesquisa; Espaço pedagógico.Downloads
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