“Criança(s) e infância(s)”: perspectivas da história da educação
Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD/MS/Brasil, intitulada: “Você parece criança! Os espaços de participação das crianças nas práticas educativas.” Seu objetivo é refletir sobre a importância da história da educação e sua intersecção com a história, para que possamos compreender, ainda que de forma incipiente, as configurações históricas e sociais que se estabeleceram à luz do seu tempo nas relações sociais, econômicas e culturais. Para tanto, recorremos aos estudos de autores da área da história da infância, das instituições (KUHLMANN, 1998, 2003) e da sociologia (ELIAS, 1994), entre outros. Compreendemos, assim, a importância da história da educação. É por meio do conhecimento dela que podemos perceber e analisar o processo de consolidação da educação infantil e sua articulação com o sistema educativo estabelecido ao longo dos tempos e espaços.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.