“Criança(s) e infância(s)”: perspectivas da história da educação

Autores

  • Eliana Maria Ferreira Escola Municipal Fr. Eucário Schmitt
  • Magda Sarat Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD/MS/Brasil, intitulada: “Você parece criança! Os espaços de participação das crianças nas práticas educativas.” Seu objetivo é refletir sobre a importância da história da educação e sua intersecção com a história, para que possamos compreender, ainda que de forma incipiente, as configurações históricas e sociais que se estabeleceram à luz do seu tempo nas relações sociais, econômicas e culturais. Para tanto, recorremos aos estudos de autores da área da história da infância, das instituições (KUHLMANN, 1998, 2003) e da sociologia (ELIAS, 1994), entre outros. Compreendemos, assim, a importância da história da educação. É por meio do conhecimento dela que podemos perceber e analisar o processo de consolidação da educação infantil e sua articulação com o sistema educativo estabelecido ao longo dos tempos e espaços.

Biografia do Autor

Eliana Maria Ferreira, Escola Municipal Fr. Eucário Schmitt

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atua como coordenadora pedagógica - EM Frei Eucário Schmitt. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, supervisão e orientação escolar. É pesquisadora na área da infância. Atua também como professora conteudista do curso de pedagogia em Educação a Distancia da UFGD. R: Oliveira Marques nº 3035. Jardim Paulista, Dourados, MS. cep: 79805021

Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Professora Adjunta do PPGedu da Faculdade de Educação da UFGD. Coordena o CAFP/CAPES/SPU/UBA/AR/UFGD/MS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Educação e Processo Civilizador”. R: José Domingos Baldasso nº 514. Pq. Alvorada, Dourados, MS. CEP: 79823480

Downloads

Publicado

2013-12-06

Como Citar

Ferreira, E. M., & Sarat, M. (2013). “Criança(s) e infância(s)”: perspectivas da história da educação. Revista Linhas, 14(27), 234 - 252. Recuperado de https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013234