Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional <em>DOI: 10.5965/1984723814262013293</em>

Autores

  • Lucia Ceccato de Lima UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINESNSE -UNIPLAC

Resumo

A presente narrativa apresenta o percurso para a formação, a trajetória Acadêmica e a Profissional de uma professora. Os fios condutores são a Teoria da Complexidade de Edgar Morin e a Epistemologia de Ludwig Fleck, haja vista, a forte influência teórica desses autores na caminhada acadêmica e profissional dessa professora. Inicialmente a elaboração do texto objetivou somente cumprir exigência documental de um editor de processo de seleção docente do PPGE/UNIPLA, mas à medida que a narrativa avançou, foi prazeroso compreender como essa construção foi ocorrendo, as implicações complexas da realidade para o delinear do estilo de pensamento hoje existente. Desta forma foi sendo escrito o memorial, foram surgindo os processos sociais, educacionais, históricos e epistemológicos que contribuíram como fios condutores da formação e trajetória acadêmica e profissional. O movimento entre o específico e as generalidades é marcante, pois foi registrando os contornos de uma profissional da educação comprometida com os alunos e com a qualidade do ensino. Se havia alguma dúvida sobre a participação ou não do citado processo seletivo, ao final deste ficou evidenciado para a autora o quanto ainda há para contribuir com a área da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Ceccato de Lima, UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINESNSE -UNIPLAC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - UNIPLAC; Pesquisadora do Projeto Rede Guarani Serra Geral - Educação Ambiental

Downloads

Publicado

2013-07-17

Como Citar

LIMA, Lucia Ceccato de. Rememorando: a formação, a trajetória acadêmica e a profissional <em>DOI: 10.5965/1984723814262013293</em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 26, p. 293–311, 2013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013293. Acesso em: 25 dez. 2024.