Contribuições da Pedagogia da Infância para a articulação entre Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental <em>DOI: 10.5965/1984723814262013265</em>

Autores

  • Gabriela Medeiros Nogueira FURG
  • Suzane da Rocha Vieira FURG

Resumo

Este trabalho discute a importância da articulação entre a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos resultados de pesquisas realizadas no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE - na Universidade Federal do Rio Grande - FURG - desde 2006. Com o propósito de compreender como é organizado o trabalho pedagógico na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental, realizamos uma investigação junto às supervisoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Pelotas (RS). Os dados apresentados evidenciam que a Educação Infantil é por elas concebida como preparatória para o 1º ano quando as turmas de pré-escola estão inseridas em escolas de Ensino Fundamental, ou voltadas para o lúdico e a socialização, quando se trata de escolas municipais de Educação Infantil. Em relação ao 1º ano, a preocupação é centrada na alfabetização, embora as supervisoras destaquem que há dois anos para as crianças se alfabetizarem. O campo de estudos da Pedagogia da Infância é apresentado ao longo do texto como possibilidade para refletir sobre as práticas pedagógicas realizadas tanto na Educação Infantil quanto nos anos iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que se compreende a educação das crianças de 0 a 12 anos como uma continuidade. Por fim, discutimos sobre a importância da formação inicial e continuada de professores, pois assumir a perspectiva da Pedagogia da Infância surge como possibilidade de qualificar o trabalho pedagógico realizado nas duas primeiras etapas da Educação Básica como recurso de sua articulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Medeiros Nogueira, FURG

Professora adjunta do PPGEDU do Instituto de Educação da FURG. Pesquisadora do Núcleo de Educação e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE/FURG e do Grupo de Pesquisa: História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, FaE-UFPel – HISALES

Suzane da Rocha Vieira, FURG

Doutora em Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG Professora do Instituto de Educação -FURG Pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Infâncias – NEPE/FURG

Downloads

Publicado

2013-07-17

Como Citar

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros; VIEIRA, Suzane da Rocha. Contribuições da Pedagogia da Infância para a articulação entre Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental <em>DOI: 10.5965/1984723814262013265</em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 26, p. 265–292, 2013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814262013265. Acesso em: 5 nov. 2024.