CAMINHOS E DESCAMINHOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um estudo de caso com professores de uma escola pública de Santa Maria - RS

Autores

  • Marta Nascimento Marques Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul
  • hugo norberto krug Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as possibilidades (caminhos) e as limitações (descaminhos) encontrados na prática pedagógica dos professores de Educação Física Escolar de uma escola pública de Santa Maria (RS). Este trabalho traz sua contribuição no apoio aos processos de formação inicial e permanente dos professores de Educação Física, na medida em que retrata a realidade em que os docentes convivem em seu trabalho diário nas escolas públicas. Os caminhos metodológicos que foram adotados seguiram os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo da pesquisa foi uma escola pública de Santa Maria tendo as informações coletadas através da entrevista semi-estruturada, realizada com três professores de Educação Física do ensino fundamental e que tinham no mínimo cinco anos de carreira em efetivo trabalho com a disciplina. Para analisar as informações coletadas foi utilizada à análise de conteúdo. Concluiu-se que as possibilidades e limitações encontradas pelos professores são as mais diversas e o que prevalece são muito mais aspectos negativos do que positivos. Os principais descaminhos encontrados são a falta de espaço físico e material, desvalorização da Educação Física, falta de união e companheirismo entre os professores, os baixos salários, limitações quanto à maneira do professor desenvolver suas aulas, indisciplina e violência entre os alunos e dificuldades de não disporem de tempo para refletir e trocar experiências. Os caminhos apontados pelos professores foram: satisfação em dar aula, estar em contato com os alunos trocando conhecimentos, afetividade entre ambos, serem queridos e valorizados pelos alunos. Palavras-chave: Educação Física; caminhos; descaminhos; prática pedagógica.

Biografia do Autor

Marta Nascimento Marques, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Licenciada em Educação Física; Especialista em Esporte Escolar; Mestre em Educação; Professora de Educação Física da rede de ensino do Estado do Rio Grande do Sul

hugo norberto krug, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Fisica; Doutor em Educação; Doutor em Ciência do Movimento Humano; Professor Associado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado)

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

MARQUES, M. N.; KRUG, hugo norberto. CAMINHOS E DESCAMINHOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um estudo de caso com professores de uma escola pública de Santa Maria - RS. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 215 - 237, 2012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012215. Acesso em: 3 ago. 2021.