FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL SUSTENTÁVEIS
Resumo
Muitas iniciativas políticas dos últimos anos visam promover projetos de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no âmbito escolar, a partir do pressuposto que o acesso físico à ferramenta tecnológica por si só é fator de inclusão social e cultural. O presente artigo discute criticamente esta visão determinística, propondo concentrar a atenção nos elementos culturais, nas percepções individuais da tecnologia e no seu uso concreto no cotidiano da sala de aula. Para tal, o texto redefine o conceito de inclusão digital e apresenta algumas possibilidades a de trabalho nos encontros de formação de professores, focadas no desenvolvimento de competências e na atualização das práticas de ensino. O objetivo dessa proposta é construir um quadro de intervenção educacional que garanta a sustentabilidade de um projeto de inclusão digital, não só de um ponto de vista econômico, mas também social e cultural.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.