ACOPLAMENTOS HUMANOS-TECNOLOGIAS: rompendo com a purificação da modernidade
Resumo
O artigo trata da temática acoplamento seres humanos/máquinas numa perspectiva da complexidade, ou seja, abordando as tecnologias de forma inseparável de todas as dimensões da realidade humana. Neste sentido, faz uma ruptura com o projeto de purificação da modernidade que separa em estatutos ontológicos e epistemológicos distintos homens e máquinas. Para fundamentar estas reflexões teóricas os autores fazem um recorrido histórico das tecnologias dando ênfase à revolução cibernética e aos seus desdobramentos numa segunda cibernética destacando que esta última, com seus saberes de segunda ordem, foram basilares para uma visão complexa da cognição. A partir então desta abordagem complexa os autores fazem considerações ontológico/epistemológicas sobre a potencialização dos sujeitos com patologias cognitivas na relação com tecnologias touch fazendo referencia a dados empíricos de pesquisas com crianças autistas através do uso de tablets. O artigo não é um relatório de pesquisa mas usa os dados emergentes para fazer reflexões sobre um novo contexto cultural e sobre o papel do objeto técnico para entendermos a cognição de forma ampliada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.