AVALIAÇÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: primeiros resultados

Autores

  • Maria João Gomes João Gomes Universidade do Minho
  • Lúcia Amante Universidade Aberta
  • Isolina Oliveira Universidade Aberta

Resumo

A avaliação de competências requer uma abordagem que integre conhecimento, habilidades e atitudes, implicando o recurso a diversas estratégias de avaliação. Neste contexto, temos assistido à emergência de um novo conceito, designado por vários autores como cultura da avaliação. Além disso, os ambientes virtuais de aprendizagem do ensino superior têm também promovido a utilização de novas estratégias de avaliação eletrónica. Portanto, torna-se importante repensar o conceito de qualidade da avaliação nos contextos de educação superior online e, particularmente, como desenvolver na atualidade novos cenários de aprendizagem. Neste texto apresentamos um novo quadro teórico para a avaliação digital na educação superior, ancorado em quatro dimensões - autenticidade, consistência, transparência e viabilidade – cada uma delas integrando um conjunto de parâmetros, que visa promover a qualidade das estratégias de avaliação em uso. Com base neste quadro teórico discutem-se ainda os primeiros dados do trabalho de campo realizado, considerando os resultados de um questionário sobre a utilização das tecnologias e serviços digitais para a avaliação (digital), aplicado a professores de todas as universidades públicas portuguesas.

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Publicado

2012-11-30

Como Citar

Gomes, M. J. G. J., Amante, L., & Oliveira, I. (2012). AVALIAÇÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: primeiros resultados. Revista Linhas, 13(2), 10 - 28. Recuperado de https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012010