Festividades no cotidiano do Grupo Escolar Farroupilha: o caso da Semana da Asa (Farroupilha/RS, 1940-1944)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823532022285

Palavras-chave:

grupo escolar, festividades escolares, Semana da Asa

Resumo

Resultado de pesquisa sobre o Grupo Escolar Farroupilha, localizado em Farroupilha/RS, o texto objetiva analisar os festejos da “Semana da Asa”, ocorridos na década de 40 do século XX, na cotidianidade desta instituição. A festividade celebrava o patriotismo, vinculando-o às forças armadas e privilegiando práticas pedagógicas repletas de sentidos para a difusão de valores cívicos. Contribuições da História Cultural e História da Educação orientam a análise documental histórica de fotografias e documentos escritos. Analisando as práticas escolares de comemorar datas como importantes construtoras de memórias e sentimentos de pertencimento, atentamos especialmente para a “Semana da Asa” pensando-a vinculada à nacionalização do ensino, pois o festejo tinha como intuito promover a internalização do patriotismo, celebrar feitos da história nacional, seus heróis e símbolos. Como ritual marcante da cultura escolar, acabou por contribuir na difusão de valores cívicos e morais, exaltar o amor à moderna Pátria brasileira, destacando sua força, importância, beleza e riqueza, entre alunos, mas também para famílias e comunidade farroupilhense que participaram assistindo e prestigiando os festejos vividos na instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terciane Ângela Luchese, University of Caxias Do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul (1997), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação - Linha de Pesquisa Currículo, Cultura e Sociedade, UNISINOS (2008). É professora da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em História da Educação, História Regional do Brasil, Educação, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: processo escolar, cultura escolar, memórias da educação e escolarização entre imigrantes italianos. Trabalhou em programas sociais de atendimento a crianças e adolescentes, inclusive em projeto financiado pelo CNPQ. Foi professora da educação básica na rede pública municipal e particular.Atualmente é professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

Referências

DE SETEMBRO EM NOVA VICENZA. Jornal A Federação. Porto Alegre, 24/09/1929. Hemeroteca da Biblioteca Nacional.

Acervo fotográfico. Arquivo do Colégio Estadual Farroupilha.

AVIADORES. Jornal A Federação. Porto Alegre, 22/10/1935. Hemeroteca da Biblioteca Nacional.

BRASIL. Lei nº 218 de 04 de julho de 1936. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1930-1939/lei-218-4-julho-1936-398056-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em: 02 fev. 2019.

BOTO, Carlota. A liturgia moderna: saberes, valores, atitudes e exemplos. Revista de História da Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 44, p. 99 - 127 set./dez. 2014.

CÂNDIDO, Renata Marcílio. Culturas da escola: as festas nas escolas públicas paulistas (1890-1930). Dissertação (Mestrado em Educação – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo), São Paulo, 2007.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 22. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

CHARTIER, Anne Marie. Fazeres ordinários da classe: uma aposta para a pesquisa e para a formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 157 -168, jul./dez. 2000.

DIA DO AVIADOR E SEMANA DA ASA. Jornal Diário de Notícias. Porto Alegre, 04/10/1940. Hemeroteca da Biblioteca Nacional.

FERNANDES, Cassiane Curtarelli. Uma história do Grupo Escolar Farroupilha: sujeitos e práticas escolares (Farroupilha/RS, 1927-1949). Dissertação em Educação. 218fl. Caxias do Sul: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, 2015.

FRAGO, Antonio Viñao. Historia de la educación y historia cultural: posibilidades, problemas, cuestiones. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 0, p.63 – 82, set./dez. 1995.

GASPERIN, Alice. Farroupilha: ex-colônia particular Sertorina. Caxias do Sul: [s.n.], 1989.

GRUPO ESCOLAR DE NOVA VICENZA. Jornal A Federação, Porto Alegre, 13/09/1933. Hemeroteca da Biblioteca Nacional.

HOBSBAWM, Eric John. Introdução: a invenção das tradições. In: HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002, p. 09-23.

HORTA, José Silvério Baia. O hino, o sermão e a ordem do dia: regime autoritário e a educação no Brasil (1930-1945). 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.

INAUGURAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR RURAL. Jornal Caxias, Caxias, 25/08/1927. Hemeroteca da Biblioteca Nacional.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Editora Ática, 1989.

Livro Atas Cívicas (1940-1951). Arquivo do Colégio Estadual Farroupilha.

Livro Diário da Escola (1940-1944). Arquivo do Colégio Estadual Farroupilha.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 2011. 184 p.

PERES, Eliane Teresinha. Aprendendo formas de ensinar, de pensar e de agir: a escola como oficina da vida. Discursos pedagógicos e práticas escolares na escola pública primária gaúcha (1909-1959). 2000. Tese (Doutorado em Educação) − Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2000.

PETITAT, André. Produção da escola, produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artmed, 1994. 268 p.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto n° 3903, de 14 de Outubro de 1927. In:____. Leis, decretos e actos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 1928. Porto Alegre: Officinas typographicas Da Federação, 1929. p.540-554.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto n° 3867, de 05 de Julho de 1927. In:____. Leis, decretos e actos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, 1928. Porto Alegre: Officinas typographicas Da Federação, 1929, p. 356.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Educação e Cultura. Decreto nº 8020, de 29 de novembro de 1939. In: Coletânea de Atos Oficiais. v. II. Porto Alegre: CORAG, 1957.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 7.929 de 30 de agosto de 1939. Revista do Ensino do Estado do Rio Grande do Sul, 1939, Ano I, v. 1, n. 2, out., p. 142 a 227.

SEMANA DA ASA. Jornal Diário de Notícias. Porto Alegre, 16/10/1940. Hemeroteca da Biblioteca Nacional.

SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY, Helena Maria Bousquet; COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. 2. ed. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas: Editora Paz e Terra, 2000.

SILVA, Vânia Cristina da. Ó Pátria Amada, Idolatrada, Salve! Salve! Festas Escolares e Comemorações Cívicas na Paraíba (1937-1945). 2011. Dissertação (Mestrado em História) − Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

SOUZA, Rosa Fátima de. Alicerces da Pátria: história da escola primária no Estado

de São Paulo (1890 – 1976). Campinas: Mercado das Letras, 2009.

TEIVE, Gladys Mary Ghizoni; DALLABRIDA, Norberto. A escola da República: os grupos escolares e a modernização do ensino primário em Santa Catarina (1911-1918). Campinas: Mercado de Letras, 2011.

VIDAL, Diana Gonçalves; SILVA, Vera Lúcia Gaspar da. Por uma história sensorial da escola e da escolarização. Revista Linhas. Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 29-45, jul./dez. 2010.

Downloads

Publicado

2022-12-09

Como Citar

LUCHESE, Terciane Ângela; FERNANDES, Cassiane Curtarelli. Festividades no cotidiano do Grupo Escolar Farroupilha: o caso da Semana da Asa (Farroupilha/RS, 1940-1944). Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 53, p. 285–310, 2022. DOI: 10.5965/1984723823532022285. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/18819. Acesso em: 20 dez. 2024.