Uso de las plataformas digitales en las universidades de Andalucía (España)<em>Uso das plataformas digitais nas universidades da Andaluzia (Espanha)</em><em>Use of the digital platforms in the universities of Andalusia (Spain)</em>
Resumo
A utilização das plataformas digitais tem se generalizado nos últimos tempos no mundo educativo. No entanto, é necessário saber o que significa este fato para uma instituição como a universidade: representa um ponto de inflexão em direção a novas formas de ensinar e aprender? Representa uma mudança de paradigma nas relações entre professores e alunos? A instituição foi afetada em suas formas de organização? Este artigo fornece uma visão geral do uso docente desta ferramenta tecnológica que está ocorrendo em universidades espanholas, em geral, e na Andaluzia em particular, a partir de um estudo que está em fase final de desenvolvimento e que é financiado pela Junta de Andaluzia (Espanha).
Palavras-Chave: Plataformas Digitais. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Inovação Docente na Universidade. Grupos de Discussão em Pesquisa.
Resumen
El uso de las plataformas digitales se ha generalizado en los últimos tiempos en el mundo educativo. Sin embargo, es necesario conocer qué está suponiendo este hecho para una institución como la universitaria: ¿supone un punto de inflexión hacia nuevas formas de enseñar y aprender?; ¿supone un cambio de modelo en las relaciones entre el profesorado y el estudiantado?; ¿la institución se ha visto afectada en sus formas organizativas?. En el presente artículo ofrecemos una visión del uso docente que de esta herramienta tecnológica se está realizando en las universidades españolas, en general, y en las andaluzas en particular, a partir de un estudio que se encuentra en su fase final de desarrollo y que está siendo financiado por la Junta de Andalucía (España).
Palabras-Clave: Plataformas Digitales. Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC). Innovación Docente en la Universidad. Grupos de Discusión en Investigación.
Abstract
The use of the digital platforms has become widespread in recent times in the educational field. However, it is necessary to know what this means for an institution like the university: Does it mean one point of inflection toward new ways of teaching and learning? Does it mean a change of model in the relationship between teachers and students? Has the institution been affected in its organization? This article provides an overview of the use of this technological tool by teachers in Spanish universities in general, and in Andalucía in particular, from a study that is in its final stages of development and is being financed by the government of Andalucía (Spain).
Keywords: Digital Platform. Information and Communications Technologies (ICT). Teaching Innovation in University. Discussion Groups in Research.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.