A responsabilização docente no âmbito da pedagogia das competências e habilidades
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723822492021264Resumo
O artigo em questão tem como propósito compreender como as políticas públicas nacionais no campo da Educação têm defendido a eficiência dos sistemas de ensino de Educação Básica por meio das avaliações escolares em larga escala, e identificar de que forma os/as docentes são tomados/as como ‘agentes’ de mudança nas instituições de ensino, num contexto histórico marcado pela ênfase na accountability. Além disso, investiga-se aqui em que medida o trabalho docente no Brasil está sendo disputado e moldado pelos organismos multilaterais (OM), contando com setores estratégicos dos aparelhos privados de hegemonia, como é o caso das mídias burguesas tradicionais. As questões aqui problematizadas encontram-se em uma conjuntura histórica marcada pelas disputas no campo curricular da Educação Básica, em que se inserem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as formulações pedagógicas hegemônicas, com destaque para a pedagogia das competências e habilidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.