Grupos Escolares: criação mais feliz da república? Mapeamento da Produção em Santa Catarina <br> School Groups: the happiest creation of republic? A Map of Production in Santa Catarina

Autores

  • Vera Lucia Gaspar da Silva UDESC
  • Gladys Mary Ghizoni Teive UDESC

Resumo

Neste artigo apresentamos um mapeamento inicial de pesquisas e produções que tomam por objeto os Grupos Escolares de Santa Catarina. O eixo deste investimento foi a busca de trabalhos que ajudem a compreender a construção da escola graduada em Santa Catarina, considerada pelos republicanos românticos como a “invenção mais feliz da República”.  Para esta cartografia, selecionamos três itens para análise: “Recorte Temporal e Fontes”, “Perspectivas Teóricas e de Análise”, e “Como os grupos escolares estão retratados”. Os resultados obtidos apontam para o reduzido número de investigações sobre esta temática e assinalam significativos silêncios, como por exemplo, as questões relacionadas à raça e etnia, bem como aquelas vinculadas à construção de papéis masculino e feminino na perspectiva de gênero, nos currículos desta escola ao longo do século XX.  

PALAVRAS-CHAVE: História da educação catarinense. Grupos escolares. Santa Catarina. Escola primária.

ABSTRACT: In this article we present a initial map on researches and productions related to school groups of Santa Catarina state. The could help us to understand the construention of a graduated school in Santa Catarina, considered by the republicans as “the happiest invention of republic”. The study also presents 3 item’s  selected for analysis: “Period of research and sorces”, “Theorical perspectives and analysis” and “Haw the school groups are portrayed”. The results obtained from these recearches point out left behing as well as those ones linked to men and women construetions and roles, based on a perspective of gender in which lies in this school program along the 20 th century.

KEYWORDS: Santa Catarina history. School groups. Elementary school.

Biografia do Autor

Vera Lucia Gaspar da Silva, UDESC

Professora do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Doutora em Educação: História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP.

Gladys Mary Ghizoni Teive, UDESC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado em "sandwich" na área de Currículo Escolar - Universidad Nacional de Educación, em Madri, na Espanha (2004). Atualmente é professora do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação/ANPED e da Associação Nacional de Professores de História/ANPUH. Atua no Grupo de Pesquisa "Sociedade, Memória e Educação".

Downloads

Publicado

2009-10-13

Como Citar

GASPAR DA SILVA, V. L.; GHIZONI TEIVE, G. M. Grupos Escolares: criação mais feliz da república? Mapeamento da Produção em Santa Catarina <br> School Groups: the happiest creation of republic? A Map of Production in Santa Catarina. Revista Linhas, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. p. 31-53, 2009. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1827. Acesso em: 25 out. 2021.