Bustos Raciais: Imagens-artefatos sobre o outro (1908-1945)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723822482021172

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir os aspectos de produção, circulação e consumo de bustos raciais, aqui denominados imagens-artefatos. Produzidos em escala industrial com a finalidade de representar as tipologias humanas, esses bustos foram utilizados nas escolas para ensinar sobre o outro. Nortearam a abordagem, os aportes teóricos e metodológicos da biografia social das coisas e do circuito social das imagens, além das noções de cultura escolar, cultura material e cultura visual escolares. O texto foi dividido em quatro partes: antecedentes e circulação dos bustos raciais; produção da empresa especializada em objetos para a educação, a Somso Modelle (Alemanha); possibilidades de modos de utilização e, por fim, o papel desses bustos como objetos da cultura material e da cultura visual escolar, dando centralidade a percursos já percorridos por outros autores. A pesquisa foi realizada no acervo do Museu e Arquivo Histórico La Salle (Canoas-RS) e considerou a documentação atinente aos bustos raciais. Embora o ensino das raças tenha perpassado várias disciplinas, a investigação mostrou que essas imagens-artefatos foram utilizadas no ensino de Geografia e História Natural. Além disso, esses vestígios nos dizem mais sobre o imaginário da sociedade que os criou, do que sobre os sujeitos representados.

Palavras-chave: Bustos raciais. Cultura visual escolar. Cultura material escolar.

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Biografia do Autor

Felipe Rodrigo Contri Paz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando na Faculdade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS pelo Programa de PósGraduação
em Educação na linha História, Memória e Educação. Possui mestrado
na Faculdade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS pelo Programa de PósGraduação
em Educação na linha História, Memória e Educação. Graduado em História
Licenciatura Plena e Bacharelado Pleno pelo Centro Universitário La Salle/Unilasalle. PósGraduado
no MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Coach na mesma instituição.
Atuou como orientador de exposições no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli/MARGS e foi bolsista de Iniciação Cientifica FAPERGS
Unilasalle
atuando na
temática de Práticas Alimentares, Antropologia e Envelhecimento. Trabalhou em um projeto de construção do Histórico da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de
Canoas, que resultou em uma exposição de longa duração e o livro dos 70 anos da instituição. Foi estagiário do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, prestando
atendimento ao público, auxílio a pesquisa, catalogação e arquivamento de documentos históricos, bem como monitorando visitas ao setor. Tem experiência na questão do
Patrimônio Histórico e Cultural, Educação Patrimonial e Memória, Museus de História, Representações e histórias de vida. Atuou como professoroficineiro
do Projeto Mais
Educação/MEC em Porto Alegre e Canoas. Atualmente é professor nomeado da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (20 Horas) e bolsista CNPQ.

Zita Rosane Possamai, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutoramento na Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle (2014), com o projeto de pesquisa Museu e Fotografia: estudo sobre os museus de educação na França, séculos XIX e XX. Licenciada (1991), Bacharel (1992), Mestre (1998) e Doutora (2005) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, exercendo suas atividades no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, do qual é coordenadora, no Curso de Museologia, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicaçao, e no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação. Bolsista Produtividade do CNPq. Líder no CNPq do Grupo de Estudos em Memória, Patrimônio e Museus (GEMMUS). Tem experiência na área de História, Museologia e Educação, com ênfase em investigação histórica e gestão do patrimônio cultural urbano e museus. Autora e organizadora de artigos e livros sobre História de Porto Alegre, memória, patrimônio, museu. Sua dissertação de mestrado teve como temática o museu de cidade e sua tese de doutorado investigou as imagens fotográficas de Porto Alegre. Membro do Conselho Internacional de Museus, do qual foi secretária do comitê brasileiro, e da Associação Nacional de História, da qual foi presidente da seção RS, coordenadora dos GT Acervos e GT história, imagem e Cultura visual e GT Nacional História e Patrimônio Cultural da ANPUH. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: memória, história, cidade, patrimônio, museu, educação em museus, história da educação nos museus, história dos museus, cultura visual e fotografia. Foi servidora da Prefeitura de Porto Alegre (1987-2006), onde atuou como pesquisadora na Assessoria de Estudos e Pesquisas (1989-1993); foi membro da Comissão de Restauração do Mercado Público de Porto Alegre (1991-1993); Diretora do Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo (1993-1999); Coordenadora da Memória Cultural (1999-2001); membro do Conselho do Patrimônio Histórico-Cultural de Porto Alegre (1999-2001); membro da Unidade Executora do Projeto Monumenta (2001-2005). Foi docente em vários cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Patrimônio Cultural e Museologia. Foi docente do Centro Universitário Metodista IPA (2000-2006), onde atuou como Coordenadora do Curso de História; Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Educação; Coordenadora do Museu IPA. 

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Publicado

2021-04-28

Como Citar

PAZ, Felipe Rodrigo Contri; POSSAMAI, Zita Rosane. Bustos Raciais: Imagens-artefatos sobre o outro (1908-1945) . Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 48, p. 172–193, 2021. DOI: 10.5965/1984723822482021172. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/17954. Acesso em: 25 dez. 2024.