Tendências temáticas da pesquisa em Educação Hospitalar no Brasil: desafios e contribuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723822482021267

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e analisar as principais tendências temáticas da pesquisa em Educação Hospitalar no Brasil. A metodologia é de natureza exploratória e descritiva, por meio de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, e baseou-se no catálogo de teses e dissertações produzidas em programas brasileiros de pós-graduação no campo da Educação Hospitalar no período de 2008 a 2017. Os resultados evidenciaram que estão sendo priorizadas as investigações relacionadas às temáticas do Desenvolvimento Humano, Educação e Humanização em Hospitais; Práticas Pedagógicas e Organização Didático-Curricular; e Formação de Professores. Verifica-se a presença de temáticas emergentes, como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e a Relação Educação e Saúde na Hospitalização. No entrecruzar dos dados, ressalta-se a necessidade de adesão a temáticas menos enfatizadas, como as Políticas Públicas na Educação Hospitalar; o Atendimento Pedagógico Domiciliar; e a Organização Pedagógica e Administrativa.

 Palavras-chave: Pacientes hospitalizados – Educação.  Pesquisa educacional. Educação e saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roger Trindade Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Tocantinense de Pós-Graduação (ITOP) e em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação (UFT).

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Ciências e Matemática (1995), Especialista em Informática e Sistemas de Informação pela Universidade de Sorocaba (1998), Mestre em Educação pela Uniso (2003), Doutora em Educação pela Unimep (2008) e Pós-Doutora em Educação pela UEPA (2019)

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

PEREIRA, Roger Trindade; ROLIM, Carmem Lucia Artioli. Tendências temáticas da pesquisa em Educação Hospitalar no Brasil: desafios e contribuições. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 48, p. 267–302, 2021. DOI: 10.5965/1984723822482021267. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/17835. Acesso em: 25 dez. 2024.